Pages Navigation Menu

Como baixar artigos científicos?

Já precisou de algum artigo científico para o trabalho da faculdade e não conseguiu baixar gratuitamente? Então você está no lugar certo. Os próximos passos irão te ensinar a acessar bases de dados confiáveis que te permitem baixar artigos científicos de forma bem prática e gratuita.

Existem hoje periódicos especializados com artigos que tratam desde a área médica, passando pela ciência da computação até a engenharia civil! Praticamente todas as áreas do conhecimento contam com bancos de artigos científicos que servem como fonte para o desenvolvimento de outros trabalhos.

Porém, um dos grandes problemas do acesso às informações científicas é que grande parte dos periódicos eletrônicos estão em sites pagos e que custam caro para que o usuário possa baixar os seus artigos.

fundaplub-financas-universitarios-668x313

Artigos científicos – a maioria dos bancos de dados na internet não é de livre acesso.

Algumas dicas de sites com artigos científicos gratuitos:

Scientific Electronic Library Online (Scielo)

Scielo é uma das maiores bases de dados de artigos científicos da América Latina. Possui vários periódicos e um maior foco nas Ciências da Saúde, porém, conta com trabalhos de diversas outras áreas.

SCIELO

Scientific Electronic Library Online (Scielo).

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A BDTD é um ótimo banco de dados que conta com todas as dissertações e teses de programas de mestrado e doutorado de instituições públicas e particulares (algumas) do país.

BDTD

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).


PubMed – NCBI

O PubMed, desenvolvido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) é mantido pela National Library of Medicine. Um dos sites mais completos para procura de artigos científicos na área da saúde.

PUBMED

PubMed – NCBI.

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Um dos mais famosos bancos de artigos científicos de acesso livre do mundo. Após a busca do artigo usando a palavra chave, o DOAJ lhe redireciona para o link da página do periódico para que você acesse o texto do artigo na integra (clique no item “fulltext” que aparece ao final da descrição de cada artigo filtrado).

DOAJ

Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Bielefield Academic Search Engine (BASE)

Outra ótima opção de pesquisa é o site da BASE. Assim como o DOAJ, esse site lhe direciona para o link da página do periódico com o artigo na integra (basta clicar no link que aparece em frente ao item “URL” ao final da descrição de cada artigo filtrado).

BASE

Bielefield Academic Search Engine (BASE).

Google Acadêmico – uma boa ferramenta:

O Google Scholar ou Google Acadêmico é uma boa opção para baixar artigos científicos. Com uma ótima base de dados, após pesquisar os artigos por meio de alguma palavra chave, o site lhe permite fazer filtros como o intervalo de anos das publicações.

GOOGLE SCHOLAR

Google Acadêmico (Google Scholar).

Mais uma dica interessante:

Se você é aluno de uma universidade federal ou estadual poderá encontrar mais uma facilidade. Geralmente essas universidades possuem convênio com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o que lhe permite acesso a várias bases de dados de artigos científicos do Brasil e de outros países. Procure a biblioteca de sua universidade para maiores informações!

Comentários